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Notícias da ATI

Notícia publicada em 04/05/2020 às 19:49

Ações da ATI para apoio ao bom funcionamento do governo durante a Pandemia

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Devido às circunstâncias impostas pelo Coronavírus grande parte do quadro dos servidores do Governo do Estado precisou  adotar o trabalho remoto.  O novo cenário exige, mais ainda, a atuação  da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD). Para atender às demandas do Gabinete de Crise do Governo e auxiliar o desenvolvimento das atividades dos servidores em regime de Teletrabalho, a ATI vem cumprindo o seu papel.

 

"Estamos fazendo nosso trabalho, apoiando os órgãos estaduais a proporcionar melhores serviços ao cidadão, através do uso da tecnologia.  E sabemos da importância  deste trabalho para agilidade das medidas de prevenção e  redução de casos desta Pandemia,   para juntos vencermos este vírus", argumenta a presidente da ATI, Ila Carrazzone. A presidente também enfatizou a maior importância, nesse período,  de alguns sistemas já em funcionamento no estado, como o SEI (Serviço Eletrônico de Informações).

 

"Hoje, graças ao SEI, é possível não parar o estado, mesmo com muitos empregados e servidores em Home Office. Isto não seria possível nos tempos da tramitação de documentos em  papel. Esta é, sem dúvida, uma grande contribuição da SAD e da ATI para o Governo do Estado e para o cidadão também", comemora. O SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da quarta Região para produção, edição e assinatura de trâmite de processos eletrônicos, é uma ferramenta de tramitação de documentos presente em todos os órgãos do Poder Executivo do Estado e na Defensoria Pública. Já são mais de um milhão de processos digitais criados. Não há mais fluxo de papéis entre os órgãos, o documento é eletrônico, assinado via login e senha ou certificado digital.

 

O diretor de TI e Transformação Digital da ATI, Romero Guimarães, destaca o ACESSO.PE. "Através da Gerência de Infraestrutura e Serviços Compartilhados (GIS) foi criado um acesso especial para que os servidores de todo o governo pudessem acessar, de suas casas, as aplicações corporativas que somente funcionam dentro da Rede Corporativa do Estado (EFisco e SADRH, entre outras), com segurança garantida". Outra  importante ação  da ATI nesse tempo de pandemia foi a migração dos sistemas de Regulação de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o Data Center da ATI. 

 

Segundo o gerente da GIS, Ariano Neves, “o sistema rodava no Data Center da  SES no limite da capacidade computacional e, devido à pandemia da COVID-19, foi necessário expandir leitos de enfermaria e UTI dos hospitais geridos por esse sistema; o que levou também a um incremento dos recursos computacionais necessários para o funcionamento adequado da solução, portanto o sistema foi migrado para o Data Center da ATI, que conseguiu absorver toda a demanda, fornecendo uma unfraestrutura mais segura e resiliente”.

 

Além desse sistema, todos os sistemas da Secretaria de Defesa Social e de vários órgãos do Governo funcionam no Datacenter da ATI, e permanecem disponibilizados para os cidadãos e servidores públicos, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com uma estrutura de alta  disponibilidade e segurança.

 

Já o Diretor de Gestão e Governança de TI, Ivanildo Guerra, enfatiza a capacidade de coordenação da ATI para orquestrar, em conjunto com a rede de gestores de TI estadual, todas as ações necessárias ao pleno funcionamento do trabalho à distância do governo desde o início da crise: "A rede,   habituada à  colaboração no ambiente presencial e virtual, já havia disponibilizado o serviço de Drive na Nuvem - drive.expresso.pe.gov.br , para que os funcionários pudessem ter acesso aos documentos digitais de casa,  antes mesmo da pandemia. 

 

A ATI também elabora e disponibiliza Atas de Registro de Preço para dar celeridade às contratações dos órgãos, que pelo volume de contratação, chegam a proporcionar economia superior a 80%, como é o caso do certificado digital utilizado para assinar documentos eletrônicos, item de primeira importância no trabalho a distância."  argumenta. Inclusive, no dia 12 de maio será realizado pregão eletrônico  para locação de notebooks. O edital pode ser acessado no www.peintegrado.pe.gov.br

 

Por meio da Gerência de Redes, a ATI disponibilizou uma ferramenta licenciada de comunicação corporativa - o Circuit (software de videoconferência e comunicação integrada). A solução prevê a comunicação entre pessoas, e em grupos, através de texto, voz ou vídeo. "Dessa forma, a partir de um único aplicativo, é possível conversar com equipes, usando qualquer dispositivo. A ferramenta Circuit permite criar espaços de reunião virtual com todos os recursos necessários para o gestor se comunicar com suas equipes, através de chamadas ou conferência de áudio e vídeo, e espaço para compartilhamento de tela e chat", explica o gerente de Redes e Conectividade-GRC, José Rangel.

 

A GRC também atuou na área de redes,  disponibilizando VPNs e aumentando a velocidade de Links de Internet de diversos órgãos, como por exemplo do Palácio do Campo das Princesas, para melhorar a transmissão de informações do Gabinete de Crise do Governo para enfrentamento à COVID-19, através do canal do YouTube, do Circuito do CIODS, devido à ativação da sala de crise da Secretaria de Defesa Social,  e do Circuito da EPC/TV PE, em Caruaru, para que a Secretaria de Educação possa transmitir programas educativos, dar aulas e fazer apresentações pedagógicas através dos sinais abertos digital e analógico.

 

No mais, vale registrar a importância da Plataforma PE Cidadão, que concentra informações e oferta de serviços diretamente ao cidadão. Dentro da plataforma está disponível o Atende em Casa - um aplicativo lançado recentemente pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Recife, que garante orientações virtuais sobre o novo vírus. A ferramenta possibilita a classificação de risco do paciente e, caso seja necessário, uma chamada de vídeo para o teleatendimento feita por enfermeiros ou médicos. Por meio do endereço www.pecidadao.pe.gov.br o cidadão poderá acessar estes e vários outros serviços do governo sem precisar sair de casa. Também há a versão mobile para iOS e Android, disponibilizada pelo governo durante a suspensão dos atendimentos presenciais em parte da rede pública. 

 

Por fim, a ATI também teve participação no MonitorAr - projeto de criação de dispositivo para monitorar pessoas com COVID-19, idealizado por pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE) com ajuda de voluntários, entre eles, gestores do governo (ATI, PGE, SCGE) que são alunos do programa Sala de Aula Aberta, em virtude do convênio de Inovação Governamental, firmado entre a UPE e a ATI, desde 2017, que permite que os órgãos estaduais aderentes ao Convênio desenvolvam soluções inovadoras aplicadas à  Gestão Pública. A ATI tem o papel de integrar as equipes através do Laboratório de Integração Governo, Universidades e Empresas (LIGUE). O Monitorar é um aparelho para monitorar os sinais biológicos dos pacientes, como batimentos cardíacos, saturação de oxigênio, frequência respiratória e pressão arterial.

 

"Nesta iniciativa, o LIGUE apoiou na identificação das necessidades dos recursos de infraestrutura computacional para permitir o desenvolvimento e hospedagem das soluções de softwares e dos dados a serem armazenados, de forma segura, no Datacenter da ATI.  que teve o apoio das equipes de Infraestrutura (GIS)  e  de Atendimento (CSATI) disponibilizando 6 máquinas virtuais, o Repositório de Código, além de acesso seguro (VPNs)  para os desenvolvedores-voluntários", registrou Mônica Bandeira. Desta forma, foi possível oferecer aos Pesquisadores, alunos e equipe Médica da UPE o suporte tecnológico adequado e rápido, permitindo resultados tão expressivos em curto espaço de tempo. Tudo remotamente.