Notícia publicada em 20/11/2020 às 18:18

ATI realiza sua 2ª edição do Integra ATI apresentando seu Programa de Governança Institucional

/image/journal/article?img_id=12033876&t=1605907391023

Como adequar os processos operacionais e de gestão para gerar melhores entregas de serviços aos seus clientes? A resposta está no novo Programa de Governança Institucional da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), já em execução, apresentado na manhã desta sexta (20/11), durante a segunda edição do Integra ATI. O Programa tem a coordenação geral da (DGG) Diretoria de Governança e Gestão e conta com o apoio da (DAP) Diretoria Adjunta da Presidência para o monitoramento da implementação. Através de videoconferência, o analista de Governança e gerente de Projetos, da Unidade de Governança e Gestão Institucional (UGGI), Olavo Alexandrino, mencionou as entregas realizadas - Avaliação dos objetivos de Governança e Gestão via COBIT 2019; Portal de Governança; Macro Processo de Gestão de Demandas; Ferramenta de Gestão de Fluxo Kanban (Kanboard); e Avaliação de Capacidade de Gestão de Demandas segundo o COBIT 2019.

Segundo Olavo, “o Programa foi case nacional no Festival Agile Trends 2020 no último agosto quando explorou o uso de Kanban no contexto da gestão de programas. Foram apenas quatro cases do serviço público. A ATI era um deles”, comemorou. (https://agiletrendsbr.com/festivalagiletrends/) Olavo ainda falou do Modelo de Entidades - projetos, programas e operações; e do Fluxo Global de Gestão de Demandas. “O objetivo é concentrar todas as demandas estruturadas ou não da ATI dentro de um único processo”, explicou. Para a presidente da ATI, Ila Carrazzone, “o Programa implantado e funcionando, com a adesão de todas as áreas viabilizará a entrega de benefícios e por consequência irá melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela ATI. Todos ganham com isso”.

“Esse trabalho é o começo de tudo. E todos precisam se engajar. As ferramentas disponibilizadas farão com que sejamos mais assertivos “, acredita o diretor da DGG, Ivanildo Guerra. A diretora adjunta da Presidência, Sandra Lubambo, finalizou o evento agradecendo e convidando as pessoas para acessarem ao site www.governanca.ati.pe.gov.br  e a continuarem colaborando com o programa de natureza transversal , ressaltando um dos grandes benefícios que se busca com o projeto , que é a integração das ações . “Agradeço a explanação de Olavo e solicito que todos acessem o site para entender o programa, onde informações sobre o andamento podem ser melhor acompanhadas”.