www.secop.org.br www.secop.org.br

Foram três dias de conhecimento, reflexão, troca de experiências. Mais de 700 gestores e técnicos de TIC governamental participaram da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP 2017). “Feliz de ver a movimentação, do setor público falar de inovação tecnológica, querer inovar e facilitar a vida do cidadão”, dispara um dos pioneiros da internet no Brasil, Murilo Gun, que encerrou o evento.

O SECOP 2017 reuniu representantes de todas as instâncias e poderes governamentais do Brasil e de outros países. “Passou pelo SECOP gente do Governo de Moçambique, do Governo Federal, de tribunais de Contas, prefeituras, universidades... . Tivemos um alto nível de discussão nos paineis e palestras. Essa integração com certeza vai gerar uma aceleração no processo de transformação digital nos governos”, acredita o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) e ainda vice-presidente de Tecnologia da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), Romero Guimarães.

Na ocasião vários nomes de peso no cenário de TI proferiram palestras. O cientista-chefe do Laboratório de Pesquisa da IBM, Fábio Gandour, apontou o quanto a sociedade evoluiu e enfatizou a mudança de suas necessidades básicas, onde a internet passou a pertencer a essa lista.  O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Carlos Cavalcanti, abordou a importância entre a confiança, o elo entre o Governo e a sociedade digital. Enquanto o secretário da Fazenda de Pernambuco, Marcelo Barros, apontou a conjuntura econômica brasileira e se mostrou confiante no País, mostrando que o Brasil será ainda uma grande potência no futuro graças às suas riquezas.

O SECOP foi realizado de 13 a 15 de setembro na praia de Porto de Galinhas. Os turistas aproveitaram cada detalhe - do conteúdo abordado ao mar de Porto de Galinhas e à cultura local. Ano que vem será a vez de Florianópolis(SC) receber o maior evento de TI pública da América Latina. Uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A edição 2017 foi feita em parceria com a ATI-PE, órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado (SAD-PE).

www.secop.org.br