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GRP - SIGEPE

Na formulação da política de informática para o Estado de Pernambuco, o Sistema Estadual de Tecnologia da Informação – TIC, instituído através do Decreto N° 26.754, de 24 de maio de 2004, baseou-se em duas as premissas: gestão coordenada e operacionalização descentralizada, a serem exercidas pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta.


O modelo TIC estabeleceu como fundamentos o compartilhamento e a interoperabilidade dos ativos de TI, buscando administrar a complexidade e garantir a segurança das integrações entre os diversos órgãos e entidades do governo estadual e destes com outros órgãos e níveis de governo, com outros poderes públicos, com entidades não-governamentais e instituições privadas.


Baseado nessas premissas e fundamentos, o Sistema Estadual de Informática de Governo – SEIG, foi instituído, através da Lei n° 12.985, de 02 de janeiro de 2006, com o objetivo maximizar o alcance de resultados pela administração publica estadual, através do uso intensivo e adequado da TI, visando a melhoria continua da eficiência, eficácia e efetividade das ações publicas, possibilitando o acesso digital dos cidadãos e organismos da sociedade aos órgãos e entidades governamentais e aos seus serviços públicos prestados.


Neste sentido, o Sistema Integrado de Gestão de Governo – GRP, juntamente com o Data Center – ATI, e a Rede Pe-Multidigital são instrumentos basilares, estratégicos e táticos para promover os fundamentos de compartilhamento, de integração e de interoperabilidade de ativos e aplicações TI, com eficiência, eficácia e efetividade.


Um GRP - Government Resource Planning, pode ser visto como um conjunto de sistemas integrados, capaz de instrumentalizar, através da TI, a produção dos serviços, a administração das atividades e a gestão dos recursos de uma organização, no caso presente, o Governo do Estado.


ATI, de acordo as atribuições institucionais que lhe são atribuídas, vem coordenando a implantação de uma arquitetura tecnológica, nos molde de um GRP, que possibilite integrar sistemas de informação conseqüentes da operacionalização dos processos operativos responsáveis pelo desempenho institucional do estado, visando, através do aperfeiçoamento da atuação da máquina pública, promover a melhoria do atendimento ao Cidadão e o desenvolvimento sócio-econômico da Sociedade.


Assim, dentro de uma abordagem de GRP, foi concebido o Sistema SIGEPE, composto de módulos funcionais, para a gestão integrada de atividades comuns a todas as unidades da administração pública estadual, contemplando, entre outras, as seguintes funcionalidades:


Administração de Bens Patrimoniais - ABP;
Administração de Contratos e Convênios - ACC;
Administração de Contas de Energia - ACE;
Administração da Estrutura Organizacional - AEO;
Administração de Estoque - AES;
Administração de Frota - AFR;
Administração de Obras -AOB;
Controle de Processos e Documentos - CPR;
Direitos, Deveres e Vantagens do Servidor - DDV;
Controle de Estagiários - EST;


O SIGEPE promove a integração entre as diversas camadas de funcionamento da administração pública, atendendo às várias visões, processando e gerando informações necessárias à produção de serviços, à gestão estratégica e ao atendimento direto ao cidadão. Os módulos funcionais do Sigepe são passíveis de integração e consolidação lateralmente (por funcionalidade, entre diversas unidades organizacionais) e verticalmente (por unidade organizacional).


Para a implantação do SIGEPE são requeridas infraestrutura tecnológica compatível e rede de comunicação disponível e segura. Porém, o desempenho competente dos agentes e a adequação dos processos e estruturas pertinentes, perpassam todas as camadas do sistema, constituindo-se fator básico de sucesso; portanto, é necessário promover a qualificação técnica e comportamental dos recursos humanos envolvidos, dentro de um novo paradigma de atuação, e a revisão dos processos operativos e organizacionais, para evitar a subutilização do investimento e fugir do risco de automatizar processos ineficientes e ineficazes.

Visitem o Portal do SIGEPE (www.portalsigepe.pe.gov.br). Neste é possível encontrar informações referentes aos módulos (manuais, apresentações, etc), release notes das versões do Sistema, cronograma de atualizações, cronograma de implantações, fóruns, FAQ, fale conosco, enquetes, contatos da equipe ATI, contato dos gestores do SIGEPE das Secretarias e Orgãos, dentre outras.

CONTATO : Antônio Oliveira – USG/GND/DTI/ATI
e-mal: antonio.oliveira@ati.pe.gov.br   
fone  : (81) 3181-8103

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27 de Junho de 2018

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