Notícia publicada em 10/11/2021 às 20:20

Projeto IPv6 da rede do Estado de Pernambuco é selecionado pela LACNIC

/image/journal/article?img_id=12538740&t=1636586510479

O evento Reto IPv6 LACNIC 10ª Edicion, realizado em outubro, teve 24 projetos inscritos, com a participação de pessoas de oito países e apenas dois projetos foram selecionados, entre eles, o projeto de IPv6 da rede do Estado de Pernambuco, feito em conjunto pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) e a VECTRA, com o propósito de atender ao PE-CONECTADO II.

Segundo Ila Carrazzone, Presidente da ATI-PE, o objetivo do projeto de implantação do IPv6 é "evoluir a rede corporativa do estado, suportando um novo protocolo mais moderno e capaz de ampliar a capacidade de endereçamento IP(Internet Protocol), o que proporcionará a implantação de novas tecnologias, como a Internet das Coisas. Agradecemos a participação dos profissionais Wesley Melo (ATI), Sávio Lins (Vectra) e Pablo Freitas".

A competição é baseada no uso das tarefas impostas pelo desafio como um impulso para a implementação do protocolo ou para avançar nesse processo. Os resultados devem ser mostrados ao longo do desafio. De acordo com José Rangel, Gerente de Redes de Conectividade da ATI, "esse prêmio é uma comprovação de que a instituição alcançou um de seus principais objetivos estratégicos que foi colocado em planejamento em agosto de 2020".

O Reto IPv6 é uma iniciativa criada pela comunidade técnica da região América Latina e apoiada pelo LACNIC, para reconhecer o trabalho de organizações que começaram a implementar o IPv6 nas suas redes. O LACNIC (Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe) é uma organização não governamental internacional estabelecida no Uruguai em 2002.